legenda: Paulo Sardinha, Presidente da ABRH-RJ, último à direita e João Ricardo de Siqueira Cavalcanti, Presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-RJ, último á esquerda; recepcionam Leyla Nascimento, Presidente da ABRH-Nacional; Augusto Ribeiro, Secretário de Trabalho e Emprego da Prefeitura do Rio (ao centro) e Sérgio Romay, Secretário do Estado do Rio de Trabalho e Renda
Consolidando a sua força como instituição disseminadora das melhores práticas em Gestão com Pessoas, a ABRH-RJ, em sua 33ª oportunidade em que reconhece aqueles que foram os destaques do ano nos leva a considerar a noite do último dia 25 de novembro, no VIVO RIO, como, verdadeiramente de gala.
Abrindo a noite, João Ricardo Cavalcanti, Presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-RJ, Paulo Sardinha, Presidente da Diretoria Executiva da ABRH-RJ e Leyla Nascimento, Presidente da ABRH-Nacional receberam Sergio Romay, Secretário de Trabalho e Renda do Estado do Rio — que se referiu ao RH deste momento desafiador como "o setor dos setores" — e Augusto Ribeiro, Secretário de Trabalho e Emprego da Prefeitura do Rio — "o Prêmio é um grande incentivo à Educação como prioridade para capacitar gente".
Paulo Sardinha, afirmou que "para as organizações, ganhar o prêmio resulta em aumento da visibilidade e valorização do trabalho na gestão com pessoas, além de servir de exemplo para outros tantos que buscam inspiração". Destacou também a representação significativa de executivos, e gestores de empresas públicas, que prestigiaram o evento. Já Leyla Nascimento, em tom de homenagem ao pioneirismo do Rio de Janeiro em editar um livro com os cases e trabalhos acadêmicos premiados, considera que "não é mais possível nossas práticas ficarem no muro das empresas; precisamos apresentar, como estas, cada vez mais soluções aos desafios que se colocam em RH".
Uma das grandes novidades apresentadas nesta edição foi a de serem anunciados três vencedores em cada categoria, exceção feita à categoria estreante Case profissional que teve uma vencedora.
Abaixo apresentamos a relação dos vencedores que, a partir de agora passam a usar um selo especial "Melhores Práticas em gestão com pessoas" da ABRH-RJ, criado especialmente para que o mercado os reconheça.
Case profissional - Angelica da Silva Palmeira Corrêa – Case: "Projeto "Nova Gestão" – Empresa Pássaro Livre".
Trabalhos Acadêmicos - Bruno Estevan Martinelli Amaro e a professora patrícia Tomei – "A Geração X e Y e as diferentes bases de comprometimento organizacional" - PUC-Rio / Flávia dos Santos Pereira e o professor Ricardo Benevides– "A importância da Educação Corporativa para a gestão responsável de crise" - Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) / Maria Aparecida Henrique e o professor Stéphane Bourliataux-Lajoinie - "Employer Brand" - Gestão de Marca para a atração, engajamento e retenção de talentos." - Universidade François Rabelais (França).
Organização do Setor Público – Eletrobrás - "Implantação de políticas e práticas unificadas de Carreira e Remuneração" / Hospital Eduardo Rabello - "Implantação de modelo de gestão baseado no programa de excelência em qualidade" / e NERJ - Núcleo Estadual do Ministério da Saúde do Rio de Janeiro – "Preparação para aposentadoria".
Micro e Pequenas Empresas – COMKIT - Kits Automotivos – "Os benefícios da Educação Corporativa para as Micro e Pequenas empresas" / Hiperbárica Hospitalar - "A Utilização da Alegria como Oxigênio nos tratamentos Interpessoais"/ OFFICILAB Farmácia de Manipulação – "Gestão de Competência de Pessoal - Foco em Treinamento e Capacitação"
Média e Grandes Empresas – Light– "Programa Vida! - Construção de uma cultura de valor à vida e acidente zero" / ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico – "Gestão do Conhecimento: A prática que gera aprendizado organizacional" / Visagio - "A retenção de talentos no mercado de consultoria"
legenda: Nas pontas, Leyla Nascimento e Hilgo Gonçalves premiam os vencedores e finalistas da categoria Média e Grande Empresa
Segundo o professor José Carlos de Freitas, diretor do Prêmio Ser Humano ABRH-RJ, a grande mobilização que o resultado da noite levou ás redes sociais, tão logo feito o anúncio dos vencedores, compriova que a decisão de aumentar o número de vencedores se mostrou acertada.
Para João Ricardo Cavalcanti, que abriu a cerimônia e também fez parte de uma das comissões que escolheu os vencedores, "elaborar um projeto é sempre um processo complexo, composto de fases alegres e realizadoras, mas também de fases desesperadoras e frustrantes, quando tudo parece que vai dar errado. Mas os autores souberam superar as fases negativas e implementar seus projetos com resultados extremamente bem sucedidos para empresas e entidades".
Foi anunciado por Paulo Sardinha, Presidente da ABRH-RJ, que a Qualitymark Editora estará lançando durante o ano de 2014 — especulamos que seja durante o Congresso RH-RIO 2014, dias 20 e 21 de maio — a segunda edição do livro "Melhores Práticas em Gestão com Pessoas", com a publicação dos vencedores de 2013.
Ainda falando em novidades, a ABRH-RJ também criou fora do Prêmio Ser Humano ABRH-R, mas dentro de sua festa de final de ano, que contou com um saboroso e refinado jantar, uma premiação à qual chama Reconhecimento ABRH-RJ. Esta premiação permite a participação de colaboradores de empresas que fazem parte da diretoria e conselho da ABRH-RJ e que, por este motivo (segundo o regulamento), não poderiam participar do Prêmio Ser Humano ABRH-RJ. Foram vencedores os cases "Academia do Conhecimento", Souza Cruz, de Fernando Teixeira, representado por Renata Faria, do RH; "Estação Losango, a Rádio dos Guerreiros"; "Núcleo de Inovação em Cibercultura", da Fundação Roberto Marinho, Lucia Madeira. Também finalistas no Reconhecimento ABRH-RJ, foram Petrobras, Capemisa e Instituto Capacitare.
|