“A Certificação ISO 9001:2000 no Grupo LET é algo muito bom profissionalmente para cada um de nós”
NOVEMBRO / 2006  
De Joaquim Lauria

Diretor Geral do Grupo LET e Diretor de Marketing da ABRH-RJ
(Associação Brasileira de Recursos Humanos – seccional Rio de Janeiro)
 
Hoje vamos explicar aos nossos internautas – entre os quais certamente incluímos funcionários, colaboradores e clientes - os motivos pelos quais o Grupo LET se candidata à obtenção da certificação do seu sistema de gestão da Qualidade com base na Norma ISO 9001:2000.

A Norma ISO 9001:2000 representa nada mais do que a rediscussão e a reformulação de todos os processos internos da empresa. Como o Grupo LET vem crescendo relativamente bem nos últimos anos, venho sentindo que por mais que estejamos desenvolvendo as áreas e setores da empresa, nada melhor do que fazer isso oficialmente por meio de uma referência internacional: A Norma ISO 9001:2000. É um momento no qual toda a empresa reflete; todos os funcionários trabalham em conjunto. Neste contexto, cada um acaba conhecendo um pouco mais sobre a área dos outros. Com isso não ganham apenas os funcionários, mas indiscutivelmente nossos clientes, porque vão ter os seus serviços prestados de forma mais clara, mais ampla, mais eficiente, mais qualitativa.

Para o cliente do Grupo LET a implementação da Norma ISO 9001:2000 irá trazer um processo muito mais transparente e ágil de atendimento. Hoje nós temos 72 funcionários fixos e mais ou menos outros 1.700 profissionais alocados em terceiros. Todos eles vão conseguir interagir de uma forma mais clara, pois saberão exatamente o quê devem solicitar de cada um, o quê cada um tem competência para fazer ou não. E é por isso que em nossas reuniões sobre o sistema ISO 9001:2000 de gestão da qualidade tenho pedido que um profissional de uma área da empresa fale sobre outra área. Exemplo: a área Comercial fala sobre a de RH, o DP fala sobre a Comercial e por aí vai.

A química perfeita entre agilidade e eficiência tem sido cada vez mais exigida no mercado. E a empresa que não apresenta isso sai perdendo. No caso do Grupo LET, essa questão é crucial. Mas por quê? Porque somos uma empresa cuja referência é o trabalho de excelência em RH, em colocação de mão-de-obra no mercado, então quando as empresas nos pedem profissionais, sejam eles temporários ou definitivos, é porque já estão invariavelmente no sufoco.

Sem dúvida em um mundo a cada dia mais globalizado, além de garantir um melhor atendimento, a Norma ISO 9001:2000 é uma ferramenta que é exigida pelos clientes, pois eles sabem das qualificações que este tipo de certificação agrega às organizações. Por tudo isso nós estamos trabalhando incansavelmente na implantação do sistema ISO 9001:2000 desde o mês de julho. Temos tido de uma a duas reuniões por semana. Também usamos um final de semana para uma reunião full time. E estamos sempre correndo porque queremos ter a primeira grande certificação que vai abranger o Rio de Janeiro (matriz), a filial Macaé e a filial São Paulo. Posteriormente vamos analisar para onde mais esse leque precisará ser ampliado. O principal: acredito que vamos ficar em um nível semelhante ao de empresas internacionais uma vez que já estamos com o Mercosul e todo o seu mercado em nossa alça de mira. Para garantir esse padrão internacional de qualidade pesa, e muito, a empresa que vai nos certificar: possivelmente a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) uma instituição de muita tradição e consagrada no mercado.

É uma instituição muito rígida em suas avaliações. Eles já nos passaram o primeiro grande questionário para responder. Reunimos quatro de nossos melhores profissionais, mais um consultor e passamos quase dois dias inteiros trabalhando apenas nesta etapa do processo. O padrão deles de exigência é muito complexo, o que achamos ótimo, porque quanto maior for o grau de dificuldade, muito maior também vai ser o grau e o leque de soluções que você terá para as questões e problemas apresentados. Queremos ser cobrados porque ao final toda a empresa vai falar a mesma linguagem. Vai facilitar a nossa vida, mas principalmente a do cliente, até porque muitos deles já passaram também pelo processo de certificação de um sistema com base na Norma ISO 9001:2000 em suas organizações

.Outra grande vantagem que a Norma ISO 9001:2000 trará com a unificação de procedimentos em um manual é que quando for admitido um profissional no Grupo LET a primeira tarefa dele será a de ler o Manual de Qualidade da empresa. E apenas lendo esse manual ele saberá exatamente o que o nosso Assessor de Comunicação faz, o que o Gerente de Planejamento faz, o que cabe a cada um fazer.

Então o treinamento desse novo funcionário já será muito mais rápido, mais econômico e mais produtivo para o conjunto da empresa. Nós hoje somos a terceira empresa do ranking de Recursos Humanos do Estado do Rio de Janeiro e estamos muito bem posicionados. O site ajuda aos nossos próprios funcionários e aos nossos clientes terem a noção do tamanho que temos.Ainda falando em treinamento e aproveitando as normas da ISO vamos desenvolver um programa de integração entre os nossos funcionários. E para facilitar essa integração quero aqui parabenizar o trabalho de nossa área de Comunicação. Por meio do site nossos funcionários se informam sobre o que está acontecendo e até as pessoas de fora do Grupo LET que não tinham idéia daquilo que fazíamos e do que somos.

E também vamos fazer algo que ainda não existe no mercado: a cada nova solicitação de nossos clientes, com referência ao recrutamento e seleção de novos funcionários vamos fazer aqui dentro do Grupo LET uma pré-integração do funcionário recém selecionado à sua nova empresa, antes que ele chegue ao ambiente físico dessa empresa. Com a expansão física e aprimoramento tecnológico recém formatados aqui em nossa matriz já temos condições para issoO funcionário selecionado pelo Grupo LET para determinada empresa cliente nossa irá conhecer um pouco dessa empresa ainda dentro do Grupo LET.

Será feito aqui um programa de integração desse novo funcionário com a participação do próprio cliente que até nós. Usaremos nossos sistemas tecnológicos para facilitar isso. Dessa forma, quando o profissional que selecionamos quando for se apresentar ao cliente não será um corpo estranho àquela organização. Nós pouparemos o trabalho e o custo do cliente com a capacitação de seu novo profissional. É claro que isso não será possível para todos os cargos em todos os clientes, pois determinadas empresas têm níveis de treinamento industrial que exigem um preparo local.

Não podemos substituir questões de detalhamento técnico interno, mas podemos antecipar a esse novo funcionário como será o ambiente humano de trabalho dele: como agir com o seu chefe, com os seus pares, como será sua rotina de trabalho, como se dividem os departamentos, como eles interagem entre si. Antes desse procedimento que faremos aqui no Grupo LET, muitos funcionários chegavam crus aos seus locais de trabalho. Se o nosso cliente gastava cerca de quatro horas na integração de um novo funcionário a nossa intenção é que ele não tenha que gastar mais do que duas horas.

O sistema de gestão da qualidade vai nos proporcionar a oportunidade de oferecer tal serviço ao cliente porque estamos trabalhando forte com a nossa área de RH em um capítulo do manual de normas que é o da criação de uma metodologia bem diferenciada.Mas o que ainda falta fazermos dentro do Grupo LET para alcançarmos essa certificação? Estamos vivendo uma fase de escrever todas as nossas rotinas de trabalho, justamente para buscar uma padronização. E estamos fazendo pretendemos que um organismo certificador venha isso porque já no final do mês de dezembro até as nossas unidades até à nossa matriz aqui no Centro Empresarial Barra Shopping nos questionar sobre cada uma das rotinas que estão no manual de qualidade.

Cada funcionário irá ser entrevistado pelo organismo certificador escolhido. Todos os procedimentos externos do Grupo LET serão auditados, ou seja, o organismo certificador poderá visitar cada um dos clientes nos quais temos funcionários trabalhando. Enfim, tudo o que estiver escrito tem que estar sendo realizado na prática. Estamos trabalhando intensamente para que até o final de dezembro tudo o que estiver no manual esteja sendo feito. Todo o procedimento dessa auditoria para a certificação poderá durar de dois a três dias. O nosso objetivo é finalizar o mês de janeiro de 2007 já com a primeira certificação dentro do Grupo LET. A partir daí a regulamentação diz que o certificado ISO 9001:2000 é válido por três anos (ou seja, até janeiro de 2010), mas nós vamos adotar um procedimento de rever nossos processos semestralmente. A cada seis meses o consultor virá aqui rever o espaço e avaliar se houve mudança.

Vai nos custar muito trabalho, mas a cada vez que nos preocupamos com a excelência dos nossos processos teremos a condição de prestar um serviço melhor ao nosso cliente. E não poderia ser diferente, pois estamos lutando diariamente para melhorar. Para isso é importante destacar que tivemos uma estrela muita grande na escolha do nosso consultor: o Gilberto F. Sampaio. É fundamental escolher profissionais certos em qualquer procedimento que mexa com toda a estrutura da empresa. E o Gilberto é um empreendedor, um profissional que faz os outros trabalharem forte. Tem larga experiência consultorias de implantação e implementação de sistemas de gestão com base na Norma ISO empresas do porte de uma PETROBRAS, mas não somente esta. Antes de escolher o nome dele avaliamos algumas propostas de outros consultores também muito gabaritados. A escolha pendeu para ele devido à percepção do retorno altamente positivo que o seu trabalho nos traria.

E é bom que todos os nossos funcionários entendam que a Norma ISO 9001:2000 proporciona a todos eles uma melhoria dos seus próprios serviços e mais do que isso, de sua capacidade profissional. Sabemos que todos aqui além de vestirem a camisa do Grupo LET vestem a sua própria camisa. Mais do que natural. Explico a todos os funcionários do Grupo LET que às vezes vamos precisar fazer reuniões em dias de sábado e fora do horário porque não podemos descolar os profissionais de suas rotinas de trabalho.

Esse aprendizado que a Norma ISO proporciona a cada um tem um valor agregado muito grande para suas carreiras profissionais. Eu gostaria que cada funcionário do Grupo LET trabalhasse aqui até a sua aposentadoria, mas sei que a nossa vida profissional não acontece dessa forma. Os profissionais buscam o melhor para si. Mais quem quiser ficar será sempre valorizado, pois quanto melhor eu os qualificar mais eles trarão retorno a si mesmos e ao conjunto de nossa empresa.

A Norma ISO 9001:2000 abre portas para nossos profissionais dentro do próprio Grupo LET. É como se eles estivessem fazendo cursos, em um processo contínuo de aprendizado. Meu recado final deste artigo é o seguinte: funcionários, clientes, colaboradores, sejam vocês quem forem, absorvam o máximo que puderem da Norma ISO 9001:2000. Pois esse procedimento realmente reorganiza nossos pensamentos, nossa metodologia de trabalho e dá a cada um de nós uma vantagem competitiva imprescindível.


Notícias
VER TODAS AS NOTÍCIAS
 
Blog Corporativo: po...
Grupo LET ganha Prê...
CONARH 2010 – ..
CONARH 2010 – PE...
CONARH 2010 – Jo...

Artigos
 
Artigo de Julho / 2007
Artigo de Maio / 2007
Artigo de Março / 2007
Artigo de Fevereiro / 2007
Artigo de Janeiro / 2007
Artigo de Novembro / 2006
Artigo de Setembro / 2006
Artigo de Agosto / 2006
Artigo de Julho / 2006
Artigo de Junho / 2006
 
MembroOficial:
^ acessar o site
|| ||     São inúmeras as oportunidades oferecidas pelo Grupo Let. Não perca tempo!                                                                                                                                                                                     Faça logo seu cadastro em nosso Banco de Oportunidades e Talentos.                                        
 
Webstaff  ::  www.imailer.com.br ^ NPA ^ Rh Nacional